Sobre

Nunca o mundo foi tão diverso, e nunca foi tão grande a necessidade de o compreender e de saber navegar pelas diferentes perspetivas. As histórias têm poder para mudar mentalidades e há uma enorme beleza na diversidade. Mas há que saber vê-la. No Gender Calling, lideramos o caminho pela visibilidade das mulheres, das desigualdades, da diversidade e da inclusão através de dois focos principais:

  • Media: Dar a conhecer figuras com um percurso importante, que representam temas relevantes
  • Academia: Educar, consciencializar e ajudar a transformar empresas, equipas e comunidades

Media

Entrevistas e conteúdos onde as mulheres e as minorias estão no palco principal. Aqui, têm-se conversas sobre problemas reais do dia a dia, sem filtros. Igualdade de género, saúde mental, saúde sexual e reprodutiva, racismo, sustentabilidade, crise climática, carreira, poder e discriminação são alguns dos temas abordados aqui. 

Podcast Gender Calling disponível em todas as plataformas
Instagram Gender Calling com excertos em vídeo das entrevistas e publicações sobre estes temas

Academia

Há que saber gerir uma conversa, tirar o melhor dos/as oradores/as e criar um momento interessante de discussão sobre temas tão específicos. Depois, é urgente também formar pessoas, equipas e empresas para saberem gerir os seus vieses inconscientes, comunicar de forma inclusiva e criar um ambiente saudável para todas as pessoas. 

  • Apresentação de eventos
  • Moderação de debates
  • Workshops/Formações sobre Diversidade, Equidade & Inclusão
  • Talks sobre Diversidade, Equidade & Inclusão

Mais informações sobre os conteúdos e programas disponíveis na secção Academia

O Gender Calling é uma empresa de conteúdos jornalísticos, de comunicação e de formação, que tem na sua base os valores do desenvolvimento, da interseccionalidade e do tratamento equitativo de todas as pessoas. É um movimento de diversidade e inclusão com impacto social e empresarial em Portugal.

Catarina Marques Rodrigues
Jornalista e fundadora do Gender Calling, especializou-se desde cedo em questões de género, desigualdades e inclusão. É comentadora habitual sobre desigualdade de género na televisão portuguesa e cronista no Diário de Notícias. Com um percurso pela RTP e Observador, Catarina recebeu várias prémios ao longo da sua carreira: Prémio Média da rede ex aequo em 2014 e 2015, Prémio Arco-Íris da ILGA Portugal em 2016 e Menção Honrosa da Corações com Coroa em 2017. Em 2018 foi escolhida como a única jornalista portuguesa a integrar o “Edward R. Murrow program for Journalists: promoting discerning consumers of media” do Departamento de Estado dos EUA e foi convidada para ser Professora de Jornalismo Televisivo na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. No ano seguinte, Catarina Marques Rodrigues foi nomeada Embaixadora para os Direitos Humanos do ID-Europa, do Parlamento Europeu, e convidada pela ONU para entrevistar várias personalidades internacionais para a UN Web TV, no Global Festival of Action. É autora da TED Talk "Na Primeira Página" sobre a falta de representatividade de mulheres no espaço mediático. A sua especialização leva-a a ser uma experiente formadora e dinamizadora de workshops e sessões sobre estes temas, bem como moderadora de conversas e oradora em painéis.

Contactos

geral@gendercalling.com

catarina@gendercalling.com