"A política europeia tem impacto direto nos direitos das mulheres"

"A política europeia tem impacto direto nos direitos das mulheres"
Este episódio foi gravado em parceria com a Praça do Luxemburgo, um projeto de debates informais sobre a União Europeia.

Afinal, como é que as medidas decididas no Parlamento Europeu têm impacto no dia a dia das mulheres dos Estados-membros? O que é que está pensado naquela que será a primeira diretiva da União Europeia de combate à violência contra as mulheres e à violência doméstica? Porque é que a questão da violação é polémica? Como devemos olhar para a greve de mulheres na Islândia, que parou parte do país no final de outubro? O que nos dizem os números do Gender Equality Index de 2023, sobre a situação da igualdade de género nos diversos setores da sociedade em Portugal e na UE?

Estas e muitas outras foram questões colocadas ao painel constituído por Leonor Caldeira, advogada, com experiência numa ONG de Direito do Ambiente em Bruxelas e galardoada em 2022 com o Prémio Mandela da Associação ProPública — Direito e Cidadania; Milton Nunes, chefe de Gabinete da Presidente do Grupo da Aliança Progressista dos Socialistas e Democratas, Policy advisor no Parlamento Europeu há quase 20 anos e antigo assessor da eurodeputada Edite Estrela, onde trabalhou as questões de género na Comissão dos Direitos das mulheres e da igualdade dos géneros e Maria Miguel Simões, finalista na licenciatura de Estudos Europeus, antigo membro do painel do programa Minoria Absoluta na TSF e cronista.

Este episódio do Podcast Gender Calling resulta de uma parceria com a Praça do Luxemburgo, um projeto de debate informais sobre a União Europeia. Em junho de 2024 realizam-se as próximas eleições europeias, em que os cidadãos/cidadãs da União Europeia elegem os seus representantes como deputados ao Parlamento Europeu (MEPs).

Entrevista disponível no Podcast Gender Calling (no YouTube Gender Calling).

Entrevista disponível no Podcast Gender Calling em todas as plataformas de áudio.